Intoxicação aguda pelo uso de Amitraz. Cuidado e atenção !

Algumas “explicações” antes de você ler esse texto:

Esse é de longe o texto mais lido e acessado em meu blog. Ele relata a péssima experiência que tive com um profissional (médico veterinário) e o tratamento que ele receitou para a Estrela.

Ou seja: realizei um tratamento com Amitraz receitado por um Médico Veterinário, na concentração indicada por ele, para tratar um possível caso de “sarna”, para o qual não foi feito qualquer exame laboratorial, e este tratamento quase matou minha companheira.

Vivo no interior, onde não há muitos veterinários, ainda mais em um final de semana.

Em nenhum momento poupei esforços (ou dinheiro) para cuidar da Estrela (como alguns comentários sugerem).

A intenção deste post é ser uma espécie de alerta contra o uso do Amitraz, a forma como qualquer pessoa pode comprar esse pesticida em qualquer agropecuária, uma breve reflexão com respeito à péssima formação de alguns médicos veterinários (como alguém consegue diferenciar uma sarna de um fungo apenas pelo exame visual ? recomendar o Amitraz para um cachorro idoso e cardiopata ? E porque não solicitou ou realizou um exame de “raspado de pele” ?) e por último, ser um desabafo da situação que vivemos.

A Estrela não está mais viva, descansa e alegra em nosso jardim, próximo à algumas árvores onde ela tanto gostava de brincar.

Davi Marski – Abril de 2014.

————————————————————————————————

Sou o cuidador (a palavra ‘dono’ é horrorosa !) de uma pequena Cocker, com quase 10 anos de idade. Eu e minha esposa temos um grande amor e dedicamos muito carinho e atenção a este membro de nossa família.

O nome dela é Estrela Marski.

De uma das vezes que ela foi fazer banho-e-tosa, ela voltou com umas pequenas feridas no dorso e posteriormente apresentou uma descamação, um eczema, com muita coceira… Achamos que fosse alguma alergia ao shampoo utilizado, levamos ela ao veterinário e este simplesmente deu uma injeção de anti-inflamatórios estereoídes (um corticosteróide, na verdade, deu dexametasona)…

estrela

Bom… nada se resolveu e levei a outro veterinário e este receitou banhos com shampoo contendo Peróxido de Benzoíla a 2.5%.
Comprei o tal shampoo e realmente, após alguns banhos, a aparência dos machucados melhorou muito.

Mas… o pêlo cresceu e decidimos enviar novamente para o banho-e-tosa para fazer uma tosa total… ela foi inclusive com um bilhete alertando que ela provavelmente teria alergia ao shampoo utilizado por eles e pedi que utilizassem o *meu* shampoo (que enviei junto com ela).

O médico veterinário veio pessoalmente devolver a Estrela em minha casa, e disse que ela tinha Sarna ! E que o tratamento seria eu ir comprar em alguma agropecuária um tal de “amitraz” e dar banho nela com esse produto… Simples assim… sem explicar o que era, sem falar sobre os riscos ou sobre os efeitos colateriais… Eu na minha inocência fui, como se diz, “na onda”…

No mesmo dia fui à uma agropecuária e o vendedor da loja me disse que havia um produto melhor que o Amitraz, um tal de “Tiuran”, que seria mais moderno, mais seguro e é claro, mais caro… como eu queria dar o melhor tratamento possível para a minha amiga, comprei o Tiuran, li detalhamente a bula e apliquei durante cerca de 10 dias. Não houve nenhuma melhora aparente.

Ontem voltei à loja de produtos agropecuários e comprei então o remédio originalmente receitado pelo médico veterinário : o Amitraz a 12.5% do laboratório Biovet. Amitraz é o nome do produto químico, comercialmente ele tem outros nomes, como por exemplo, o Triatox.

Dei banho normalmente com o Peróxido de Benzoíla e apliquei o Amitraz 12.5% diluindo 20mL em 5 litros de água (era o que estava na receita). Banhei a Estrela e deixei secar naturalmente na sombra.

No mesmo dia ela começou a passar mal.

E foi piorando.. piorando.. piorando…

Fui pesquisar na internet sobre o Amitraz e… nunca fiquei tão decepcionado com um atendimento médico como fiquei neste momento.
amitrazintoxicacao

O Amitraz é totalmente contra-indicado para pacientes idosos, cardiopatas e diabéticos (não havia nada disso na bula !), é altamente tóxico e hepatotóxico, inclusive possui razoável risco de letalidade (apesar de baixa).

Na verdade, o Amitraz é um pesticida utilizado em rebanhos, na criação de cavalos, bois, para limpeza de ambientes… e pasmem ! para controle de carrapatos em cães e também para o controle de ácaros (sarnas).

O que sei é algumas horas depois do banho, a Estrela ficou com os olhos fixos, sem coordenação motora, pupilas dilatadas, teve vômito, hipotensão, alteração na freqüência respiratória, bradicardia… Eu só ficava cada vez mais revoltado…

Liguei para a clínica veterinária e ninguém atendia…

A noite adentrou e ela dormiu… passei a noite ao lado dela verificando os sinais vitais. A bradicardia havia melhorado e ela vomitou “apenas” duas vezes durante a noite. Saiu para beber água duas vezes. Eu ainda (na minha inocência) estava achando que fazia parte dos efeitos colaterais do ‘remédio’…

Ledo engano… o dia amanheceu e ela continuava letárgica, com midriase e voltou a ter respiração irregular.

Fui me aprofundar no tratamento da intoxicação por Amitraz e descobri que o ideal seria encontrar antagonistas alfa-2 adrenérgicos, ou seja, para quem não sabe o que é isso, eu teria que encontrar o Cloridrato de Ioimbina ou o Alpendazole. Isso envolve um bocado de fisiologia e bioquímica, não vou tentar explicar aqui.

Telefonei para vários locais e não conseguia encontrar estes fármacos (já havia desistido de voltar à tal da clínica veterinária).

Moro no interior, há poucos médicos veterinários em minha cidade, ainda mais em um final de semana.

Fui em outro veterinário e ele queria aplicar Sulfato de Atropina (que na hora não tinha certeza se seria ou não um adrenérgico) e um Hepatoprotetor com “efeitos antitóxicos”. Eu já estava extremamente estressado e não confiava em mais “ninguém”: voltei para casa e fui pesquisar mais a fundo (ainda) sobre os tratamentos possíveis para a intoxicação aguda pelo Amitraz. Certamente ninguém teria mais amor, cuidado e carinho, e preocupação em dar o melhor tratamento possível para a Estrela do que eu.

Decidi dar um banho com água morna e a estrela ficou mais de 20 minutos com água correndo pelo corpo. Comprei e apliquei 5mL via intramuscular de Mercepton, que possui alguns efeitos de proteção hepática, fiquei realmente com o Cloridrato de Atropina (a 1%) de “sobreaviso” caso fosse necessário, e pronto para iniciar algum tratamento de suporte se fosse necessário.

Aos poucos ela foi melhorando, o fígado provavelmente foi metabolizando o Amitraz, o Mercepton foi fazendo um pouco de efeito, etc… O ruim é que o Mercepton possui glicose na sua composição, e no caso da intoxicação por Amitraz, que provoca supressão da produção da insulina, a hiperglicemia só se agravou… (mesmo ela não sendo diabética). Isso se comprovava pelas grandes quantidades de água que ela bebia…

Bom… meu desabafo é em virtude da falta de preparo ou descaso dos profissionais que justamente deveriam zelar pelo bem estar dos animais. Se o profissional que me receitou o banho com Amitraz houvesse me dito dos possíveis riscos de intoxicação, ou se a bula do medicamento falasse sobre isso (Comprei o Amitraz produzido pela Biovet) certamente eu teria procurado outras alternativas.

Hah.. não acabei… não sei como ele (o veterinário) pode ter dado o diagnóstico de sarna se sequer pediu ou fez um raspado de pele em busca dos ácaros.. Poderia ser qualquer outra alteração cutânea… Agora eu sei que essa deveria ter sido a abordagem inicial de um profissional sério… (como ele saberia se era sarna, fungo, alguma dermatite… só baseado no exame clínico ?!)

E pensar que tem veterinário que recomenda banhos com Amitraz para controle de carrapatos! Tanta solução mais moderna e com menos riscos !

O que sei é que o pouco que estudei de bioquímica, fisiologia e farmacologia (humana) me capacitam a ter um mínimo de espírito crítico para questionar essa forma de tratamento (péssima).

A Estrela agora está bem, passaram-se pouco mais de 24h desde o contato com o Amitraz. Um pouco letárgica, mas está bem… e pelo jeito ela não tem nem sarna demodécica nem sarna sarcóptica… ela vive dentro de casa, não tem contato com outras animais e realmente seria difícil a contaminação (a não ser que ela tenha tido alguma contaminação cruzada justamente através das lâminas de tosa, no banho-e-tosa – não sei se isso é possível mas imagino que sim).

Tratamento que utilizei / poderia ter utilizado : 5mL de Mercepton intramuscular e 0,01 ml/kg de Sulfato de Atropina a 1% (não usei, só deixei a disposição). Dei um banho de água morna durante 20 minutos para remover eventuais resíduos do pesticida que pudessem estar na pele.

Meu conselho: tenha um veterinário no qual você realmente confie. E se você estiver lendo este texto porque o Google te “mandou aqui”, não hesite em procurar um outro veterinário que possa lhe atender com seriedade e presteza.

Para finalizar, eu vou comprar uma máquina de tosar e de agora em diante, vou me encarregar dessa tarefa.

Atualização : Já se passaram três dias desde que a Estrela foi exposta ao Amitraz. Ontem pela manhã notamos um pequeno sangramento através da uretra dela. Levamos imediatamente ao veterinário (o no qual confiamos e não estava disponível quando aconteceu todo esse problema com a Estrela) e ele explicou que o epitélio da bexiga sofreu com o ação do Amitraz, e além disso, o sistema imunológico ficou debilitado, favorecendo o quadro de infecção do trato urinário que ela apresentava. O tratamento foi o uso de um antibiótico/antimicrobiano (Biofloxacin ou Enrofloxacino) por 7 dias e também o uso de um diminuidor do tempo de coagulação, a Hipovita K. Ele confirmou que fiz bem em ter utilizado o medicamento “Mercepton” e também do antagonista adrenérgico (O sulfato de atropina), na subsequência da exposição ao Amitraz.

O mais impressionante foi ele olhar a lesão no dorso da Estrela e afirmar categoricamente que não era sarna.. que provavelmente a lesão seria causada por fungos, que isso é razoavelmente comum com cachorros da espécie cocker (e não ácaros, como seria o caso da sarna). Solicitou um exame de raspado de pele com cultura para saber exatamente qual tipo ou classe de fungo se trata, para poder dar o atendimento específico.

Atualização segunda parte: Tratamos o fungo da estrela com banhos e medicamento oral por quase 2 meses e ela ficou ótima

OBS: Tenho um outro post sobre a Estrela, nesse há algumas dicas sobre como cuidar de um cachorro cego:  http://www.blog.marski.org/?p=2577

Palavras chaves : Amiatraz, Triatox, Biovet, Sulfato de Atropina, tratamento, intoxicação, evenenamento, doente, sarna, cachorro, cão, gato, Cloridrato de Ioimbina, Alpendazole

Related Posts with Thumbnails

232 Comments

  1. Sou Médica Veterinária e prescrevo o uso de Amitraz para tratamento tópico de Sarna Demodécica, desde que, os banhos sejam realizados num Pet Shop com supervisão veterinária! Outra questão é, diagnosticar qualquer enfermidade, de qualquer procedência, sem estar baseado em Exames Laboratorias, o Exame Físico é totalmente falho, pode levar a gastos indevidos ao proprietário e o principal: não estará zelando pelo bem-estar do paciente, portanto, qualquer “problema” com os bichinhos, exija exames, pois o barato no final das contas sai MUITO caro, em todos os sentidos,

    Paz e Bem!

  2. Eu não sabia que nos pet shops tinha veterinario cuidando dos cachorros que vão lá tomar banho, é bom saber.

    Porque aqui no Brasil nem os médicos vão pro pronto socorro atender as pessoas, achei que os veterinários fossem igual.

  3. Acho que é de praxe em pet shops que possuem clínica veterinária, quando um dos animais trânsita por ali e o cuidador/lavador encontra alguma coisa “errada”, alertar o médico veterinário (e este posteriormente falar com o proprietário). Claro, posso estar errado, mas isso é muito comum em cidades pequenas do interior, onde o próprio médico veterinário é quem acaba indo buscar (com seu carro) pela manhã os animais para banho e tosa e consulta e devolve no final do dia (por exemplo)… Abraços,

  4. E sinceramente gosto de cachorros, faço comida pra eles e complemento com ração a vontade!
    (SIM, CACHORRO COMER APENAS RAÇÃO É IGUAL VC TENTAR VIVER APENAS COM BARRINHA DE CEREAL) .. dou um prato de comida, geralmente um arroz com uma carne… ou polenta com figado… ou rim de boi que eles adoram… enfim tento cuidar bem deles… más agora nesses ultimos dias to com uma infestação terrível de pulgas nos meus 2 cachorros, já tentei de tudo, Front line, talfom, até Neocid já gastei 3 tubos, e sinceramente parece que nada resolve, e agora estou disposto a tudo… ou vou matar as pulgas ou esses cachorros com tanto veneno.. (espero que só as pulgas), más o mais interessante é que o aparentemente o pátio não está infestado, (embora saibamos que os ovos se criam fora do hospedeiro)… parece que é somente nos cachorros mesmo, e faz umas 3 semanas que estou passando de tudo, e nada resolve!… agora acabei de dar um banho de IBATOX PET (com amitraz) nos 2 cães, (Pedro e a Sofia) , dilui aproximadamente 3 ou 4 ml em 2 litros de agua, (2 garrafas pet, no total 6 a 8 ml de amitraz com 4 litros de agua) borrifei nos 2 cachorros e também na maior parte dos lugares aonde eles ficam) …
    E agora é 2 Horas da madrugada e vou dar banho neles (para retirar o produto amanha pela manha umas 8Hs da manha… ENQUANTO NA BULA FALA PARA LAVAR OS CÃES 1 HORA APÓS A APLICAÇÃO!
    NÃO APLICAR AO SOL E NEM QUANDO ESTIVER MUITO QUENTE, E LOCAL BEM VENTILADO!
    então como agora é 2 HORAS DA MADRUGADA E NÃO TEM SOL e TEM UM VENTO BEM GOSTOSO…
    acredito que não terão tantos problemas com intoxicação, (e dei 1 litro de leite de caixinha longa vida para eles tomarem para limpar o figado) …. e agora vou tomar meu banho e dormir…e se amanha eu acordar e os cachorros estiverem bem dou um banho neles, se eles estiverem mortos eu os enterro e gasto menos com venenos veterinários e toda essa “merda”… porque sinceramente to de saco cheio e to quase envenenado também…
    e tudo que eu queria dizer pra vcs é isso..
    LEIAM BEM A BULA ANTES DE FAZER QUALQUER MERDA!!
    abraçoo… fui… bjsss.

  5. Cheguei aqui procurando informação sobre o Amitraz! No pet shop perguntei o preço do Frontline spray para controlar PULGAS e o balconista (sim!) disse que seria melhor usar o frontline spot. Como sou protetora e tenho 10 gatos, é inviável comprar 10 spots de frontline. Ao explicar isso para ele, a solução apresentada para mim foi o Amitraz! Super barato (algo em torno de 4 reais contra os 90 do frontline spray). Disse que ia “pensar”. Ele deve ter me achado a pessoa mais pobre do mundo por não levar um medicamento de 4 reais, mas em mais de 20 anos cuidando de gatos eu nunca tinha ouvido falar em Amitraz para pulgas! Enfim, descobri que realmente não serve para pulgas! Certamente eu teria matado os 5 filhotes de 3 meses que tenho aqui!

  6. Olha eu já usei o ibatox que também contém amitraz, porém a bula indicava 20ml para 10 litros de água e não 5 litros, talvez tenha sido essa dose mais concentrada do produto que fez com que ocorresse esses efeitos colaterais de forma mais intensa. Sei que o amitraz é um produto perigoso e não deve ser administrado de qualquer forma, o animal não pode lamber a pelagem, não pode ficar em local fechado e nem exposto ao sol, mas enfim o melhor é não usar sem o acompanhamento de um bom veterinário.

  7. Velho, na boa ? Você intoxicou seu animal. A culpa a principio foi do veterinario pois não explicou o procedimento e diagnosticou errado. Eu tenho um SRD de 20kg, com apenas 500ml eu molho todo o corpo dele. Cinco litros que você usou da pra banhar um touro! 2ml de triatox em 500ml de agua é o suficiente para um cachorro medio.

  8. Obrigado pelo alerta! Eu ia iniciar aplicação na pele de 7 cães amanhã! Abandonei a idéia de utilizar o Amitraz (Triatox).

  9. Quase matei meu Lhasa Apso com esse treco!!! Ele está agora internado, pois está intoxicado!! Sinceramente estou morrendo de medo do quadro clínico dele. Ainda bem que a veterinária dele é super atenciosa e cuidadosa… Mas esse negócio é um veneno mesmo, é uma arma letal para os cães!! Não usem!!!

  10. Pessoal, a minha Yorkshire foi diagnosticada com sarna negra aos seis meses de idade. Eu e meu esposo sofremos muito, pois essa doença é séria e pode matar, e ela veio com a versão mais grave da doença, que é a generalizada. E graças a veterinária super atenciosa, que nos ensinou a aplicar o Triatox, a minha pequena está conosco hj. Tem que saber aplicar, ser instruído por um profissional, pq isso é veneno e no caso de sarna demodecica, esse é o tratamento. Até mais!

  11. Obrigada pelos avisos!!
    Há 2 dias comprei ´Pertanol liquido (amitraz a 12,5%) recomendado na loja vet, e felizmente que decidi procurar na net mais info sobre a aplicação em cães, já que o produto está recomendado para bovinos, ovinos, caprinos e suínos e não traz indicações especificas para o uso em cães.
    Recentemente fui viajar e deixei a cadela num “hotel canino”, como já é hábito. Uma semana depois da minha cadela regressar a casa, verifiquei que estava infestada de carraças (carrapato) e fui logo ao veterinário, que usou um spray da Simes para limpar, alem de aplicar o Pulvez spot-on. Faltou o veterinário me explicar que alem de controlar os +-5% de carraças no animal, tenho de controlar os 95%de infestação no ambiente onde ela circula!
    Para o controle no animal, estou a aplicar um produto 100% natural, feito em casa, e que a cadela lambe (e gosta!!) sem problema nenhum de toxicidade: extracto aquoso de Nim (Neem) : 50grs folhas, 1 lt água a macerar durante 8hrs, pref. em recipiente escuro porque a substancia activa se deteriora sob efeito da luz solar. Na hora de aplicar, junto sabão neutro, e um pouco de álcool (+. 10ml), misturo e borrifo a cadela com esse preparado, bem junto à pele. Adicionalmente, tenho colocado algumas folhas de Nim na água dela.
    Nesta fase tenho a cadela presa num espaço mais limitado, sem plantas por perto (que é lavado todos os dias com creolina) e na outra área do quintal, ando a tentar controlar a reprodução das carraças com insecticidas.
    Depois de ver a info sobre o Amitraz, acho que vou apenas utilizar o Pertanol que comprei para pulverizar o quintal e as plantas – mantendo a cadela no outro local – e continuar a tratar a cadela com as receitas à base de Nim, que pelo menos sei que não é toxico nem para pessoas nem para animais!!!

  12. Boa Noite!!! Quer dizer; nem tão boa. Me desculpem, mas estou completamente desesperada. Meu amado cãozinho Bingo foi p o pet ontem por volta das 15:00 hrs p tomar banho e aplicaram juntamente Triatox. Ele chegou em casa e depois de umas 3 horas apresentou reações bem nítidas de que havia algo errado. Começou a vomitar, respiração irregular, amuado e triste; o que ele não é. Não alimentou-se e nem fez suas necessidades fisiológicas. Só permaneceu deitado e letárgico. A noite resolvi levá-lo ao veterinário do pet e ela simplesmente me informou que alguns animais se intoxicam c a porcaria. Está se desintoxicando e pode deixar sequelas neurológicas. No momento está internado tomando alguns medicamentos e não sei realmente o que me espera.É uma dor insuportável, principalmente por deixá-lo sozinho. Por favor, se puderem me passar mais informações de esclarecimento ficarei grata. Valdelaine.

  13. acabei de comprar esta porcaria, indicada por um vendedor de pet shop, perguntei o que ele teria para tratamento de carrapatos, me indicou isto, IBATOX PET (AMITRAZ 12,5 %) cerca de 6 reais , por não ser um veterinário vim pesquisar e encontrei este desabafo, meu cão é justamente um cocker, já usei o frontline e funciona muito bem, é caro mas é o melhor, não afeta em nada o cão e trata carrapato e pulgas

  14. Sou cinotécnico, e por experiência digo a vocês que a melhor forma de livrar seu cão de infestação por pulgas e carrapatos é juntamente com o tratamento do animal fazer o tratamento do local onde ele vive com um queimador (adapta-se um lança chamas em um botijão de GLP) Mas CUIDADO, quem não souber como fazer por favor procure um profissional. Esta é a melhor maneira de acabar com os ovos dessas “pestes” sem intoxicar o habitat do animal que também é o seu. E gente, cuidado Amitraz é veneno, ao levar seu cão ao Pet proíba de usarem nele qualquer produto com Amitraz na fórmula, pois normalmente quem aplica não é o veterinário e sim o tosador/lavador, exija apenas shampoo neutro.

  15. Olá! Vim pesquisar sobre o Triatox, depois que uma pessoa, de uma petshop em que eu nunca havia comprado nada (entrei lá em busca do Advantage cães e gatos até 4kg – é que tem resolvido o problema com pulgas, aqui em Terê, nos meus gatos; o Frontline tem sido pouco eficaz para pulgas – elas já desenvolveram resistência ao medicamento) me recomendou o produto. A pessoa me disse que seria uma substância para pulverizar o ambiente externo, o jardim – e não para passar no animal. Indaguei se não seria tóxico (todos esses produtos são, em última análise, inseticidas), especialmente para os gatos, seres que se lambem muito (pisariam o chão, se lamberiam e se intoxicariam). Ele disse que não. Como sou desconfiada, vim pesquisar a bula… Muito esclarecedor o seu texto, Marski. Fiquei aflita, à medida que fui lendo o seu depoimento – na verdade, me lembrei das convulsões que um de meus gatos teve, ao pisar chão em que havia sido passado Veja (um veneno!!). Que bom que sua Estrela ficou bem!… De fato, temos de encontrar um veterinário em que confiemos. Aqui em Terê, o pessoal da Clínica Animal é muito bom, todos estudiosos, pesquisadores. Sem conhecer o profissional e confiar nele, não dá pra entregar nossos animais ou seguir algum tipo de orientação sobre medicamentos prescritos. Obrigada pelo texto! Um abraço!

  16. Nossa, ainda bem que li este seu post. Fui indicada em um Pet Shop a dar banho com Amitraz em minha amiga Meg ( Labrador ) , pois encontrei nela alguns carrapatos. Mas quando li a bula e vi como teria que diluir este medicamento, fiquei um pouco desconfiada e resolvi pesquisar, como voce mesmo disse ” Ninguem vai cuidar dela com mais carinho e cuidado que nós mesmos”. Muito Obrigada. Estou indo lá AGORA trocar.
    Muito Obrigada .

  17. Gente, eu acho que tem muita desinformação por ai. Eu uso o amitraz há anos e nunca tive problemas. É excelente para combater sarna e garrapatos, não serve para pulgas. O problema é que as concentrações usadas foram muito elevadas. Eu coloco umas gotas num litro de água, passo com um aplicador e logo seco com tolha e secador. Acaba com todos os garrapatos e a sarna e não intoxica. O caso do cocker foi uma concentração elevadíssima do principío ativo, por isso se intoxicou, mas o produto é o melhor para solucionar, de forma barata , o problemas de sarna e garrapato. No caso do Frontline spot, foi altamente eficaz no passado, agora as pulgas e garrapatos desenvolveram resistência ao principio ativo, mas o frontline plus, que tem adicionado outro pincípio ativo, tem se demostrado eficaz

  18. Sou médico veterinário e recomendo o uso de amitraz tanto no tratamento de sarnas quanto no tratamento de carrapatos. Entretanto a dose que eu receito é 2ml/ litro de água e não 4ml/litro como o profissional acima vez, uma superdose que realmente pode causar efeitos colaterais com mais facilidade. Grande abraço!

  19. Você é um tremendo de um filha da puta, fica ai fazendo experiência com seu cachorro sabendo que uma merda de cocker vive em média 8 a 10 anos, ja passou da hora de mandar essa bostinha que você chama de cachorro pra puta que o pariu. Manda pro buraco essa merda e para de ficar atazanando os profissionais e difamando os outros pela internet, só porque estudou uma merda de uma matériazinha fica achando que sabe alguma coisa. Vai pro inferno infeliz!

  20. Sou médico dermatologista. Tenho 4 filhos Cocker e já fiz uso da Amitraz várias vezes sem nenhum problema.
    Diluo 2,0 ml para cada litro de água e aplico com pulverizador. Mantenho as crianças com protetor de pescoço, na sombra, em ambiente aberto e ventilado, inclusive com ventilador tufão, até secagem completa.
    Pulverizou a sobra no ambiente.
    O que houve com a Estrela foi intoxicação por uso de solução concentrada do produto.
    Todo medicamento é droga e tóxico; só depende da dose!

    um

  21. Obrigado Davi!!! Acabei de entrar em seu Blog procurando respostas para contra indicação do Amitraz meu marido estava ao meu lado querendo saber como ele deveria diluir o medicamento par banhar nossa Cachorra , ao terminar o texto ele desistiu de aplicar o Amitraz pois minha Duquesa já tem 9 Anos e é uma Idosa. Obrigado que seu Blog continue alertando outras pessoas, Vou procurar outro tratamento.

  22. então, o amitraz e otimo no controle de carrapatos ácaros,e ate de fungos sensiveis a amitraz. o problema foi que uma super dose do produto foi administrada em um cão idoso e cardiopata!!!! acredite!!! 90% da cura do fungo relatado pelo seu veterinario foi pelo amitraz.
    pois ervas e benzimentos nao curam fungos, muito menos demodex

  23. Boa tarde. Tenho uma york de 1,8 kg e cinco anos. Na quinta-feira ela foi tomar banho no pet shop que vai há quase dois anos e quando fui buscá-la ela estava no colo de um funcionário e parecia dopada. Eles disseram que enquanto estavam secando, ela desmaiou. Chamaram a veterinária (que não é da loja) e ela observou que o batimento estava muito acelerado e a pupila dilatada. Ela deu atropina e aos poucos minha cachorra acordou. Ela pediu para que ficasse observando, que poderia ter sido uma convulsão, já que ela já teve uma em 2010.
    Durante todo o dia ela ficou deitada, babou muito, não coordenava os movimentos para andar, não comeu e não tomou água. De noite ela vomitou de jato. No outro dia de manhã levei em outro veterinário que já a conhece e, pelos sintomas ele acredita que ela tenha ingerido essa substância (amitraz) ou da água de banho de outro cachorro que tomou banho antes dela, ou lambendo alguma superfície que tinha a substância.
    Pelo grau de intoxicação, e também por ela não ter cheiro da substância, ele acha que ela foi ingerida.
    Ele receitou citoneurin por uma semana para os danos neuro musculares (ela não consegue andar direito, treme a cabeça como na cinomose e não toma água pois não consegue movimentar a língua direito). Receitou também glicopan pet, que é um polivitaminico, para estimular o fígado a metabolizar a droga e 1 ml de água de coco na seringa a cada hora.
    Hoje ela comeu uma canjinha que fiz com frango e arroz, mas tive que dar com a mão na boca, ela ainda não toma água, mas já vi algumas melhoras, ela está andando mais e se coçou com a pata.
    As vezes nem os funcionários destes estabelecimentos nem tem idéia do risco desse tipo de substância e essas coisas acabam acontecendo. Pesquisei algumas bulas e não falam do risco de ingestão claramente.
    Ainda não tive coragem de voltar lá e conversar com eles, agora o que eu mais quero é que ela melhore.
    Abraços a todos.

  24. Amigo, acho que houveram vários erros aí. Não foi exatamente o amitraz que prejudicou o seu cão.
    Primeiro porque você já havia sobrecarregado o fígado da coitadinha com vários medicamentos, e segundo porque a dose que vc aplicou foi exagerada. Como um fígado poderia metabolizar essa quantidade de medicamentos em tão pouco tempo?
    Nem sempre Dr. Google é bom, pesquisas servem para nos guiar sim, mas nada substitui o conhecimento de alguém que estudou para isso e tem experiência no assunto. Isso pra mim se chama irresponsabilidade.

  25. Algumas “explicações” antes de você ler esse texto:

    Esse é de longe o texto mais lido e acessado em meu blog. Ele relata a péssima experiência que tive com um profissional (médico veterinário) e o tratamento que ele receitou para a Estrela.

    Ou seja: realizei um tratamento com Amitraz receitado por um Médico Veterinário, na concentração indicada por ele, para tratar um possível caso de “sarna”, para o qual não foi feito qualquer exame laboratorial, e este tratamento quase matou minha companheira.

    Vivo no interior, onde não há muitos veterinários, ainda mais em um final de semana.

    Em nenhum momento poupei esforços (ou dinheiro) para cuidar da Estrela (como alguns comentários sugerem).

    A intenção deste post é ser uma espécie de alerta contra o uso do Amitraz, a forma como qualquer pessoa pode comprar esse pesticida em qualquer agropecuária, uma breve reflexão com respeito à péssima formação de alguns médicos veterinários (como alguém consegue diferenciar uma sarna de um fungo apenas pelo exame visual ? recomendar o Amitraz para um cachorro idoso e cardiopata ? E porque não solicitou ou realizou um exame de “raspado de pele” ?) e por último, ser um desabafo da situação que vivemos.

    A Estrela não está mais viva, descansa e alegra em nosso jardim, próximo à algumas árvores onde ela tanto gostava de brincar.

    Davi Marski – Abril de 2014.

  26. Prezado Davi, chegei ao seu blog justamente porque estava a procura de informações sobre o tratamento da “sarna negra”, e consequentemente sobre a utilização do amitraz, fiquei chocada com seu depoimento, e aliviada ao mesmo tempo, pois já tirei de minha anotações o uso deste pesticida. Seu depoimento foi de muita valia, espero que ajude a muitos outros donos de animais que se encontram na mesma situação, e que sirva ainda para sempre questionarmos os profissionais veterinários, devemos sempre pesquisar, hoje a ferramenta google nos leva a uma grande viagem sobre os temas, é claro que temos que verificar tudo a fundo. Valeu!!!

  27. Olá!
    Uma das cachorras da minha tia também já teve o diagnóstico errado pelo vet. Ele disse que era câncer de pele, receitou mil medicamentos e vitaminas carésimos e depois de semanas tratando sem sucesso, eu fui vê-la e achei parecido com uma micose que um dos meus cães havia tido. Minha tia estava triste achando que era câncer mesmo, e eu disse para ela usar Vodol, só para desencargo de consciência, pois mal não ia fazer. E não é que era micose mesmo? Em um mês o pelo já estava crescendo de novo.

    Depois disso, deixei de confiar nos vets e sempre questiono muito o que eles receitam e pesquiso bastante para ver depoimentos como o seu que podem ajudar a criar nossos bichos da melhor forma possível.

    Recentemente, meu veterinário também recomendou Triatox para uma infestação de pulgas, disse para aplicar no quintal e dar um banho nos bichos, deixar agir por duas horas e dar banho de novo com sabão comum. Mas depois de ler a bula eu me recusei a lavar os bichos com aquilo. Convenci meu pai de só aplicar no quintal e com todo o cuidado, luvas, máscara e sem vento, com os bichos presos na parte da frente da casa que não está infestada. Então vim atrás de mais informação e encontrei seu post.

    Recentemente descobri, por meio de um jardineiro biodinâmico, uma planta chamada Alamanda, uma trepadeira que parece um arbustão com flores amarelas que espanta pulgas. Espanta, não mata, mas bota ela prá correr, ou melhor, pular. Estamos criando mudas para plantar por todo o quintal, porque eu já vi o efeito e realmente acaba com uma infestação e o que é melhor: sem veneno. A planta é tóxica, por isso tem que cuidar para ficar fora do alcance de filhotes destruidores que engolem tudo o que veem pela frente.

    Parabéns pelo post, com certeza ele ajuda muitas pessoas.

  28. Tenho 2 cachorros que estao infestados de carrapatos…fui em uma agropecuaria e indicaram o amitraz…fiz como na bula diluir 20ml em 10 litros de agua ..apliquei um pouco nos cachorros e pulvarizei o quintal…tenho uma filha de 1ano e 5meses que começou a passar mal …corri para o hospital e os medicos informaram que ela tinha se intoxicado com o cheiro do produto ou pisado em algum lugar que tinha pulvarizado o produto .fiquei desesperada mas graças a DEus ela melhorou…quando voltei pra casa encontrei os meus cachorros queitos com a cordenaçao montora afetada mas ainda comiam…hoje pela manha eles começaram a vomitar a ter diarrea fui atras de um veterenario mas como moro em uma cidade pequena e hoje e feriado esta tudo fechado….estou apenas tratando com soro caseiro pra hidratar ….esperar segunda feira pra leva—los em um veterinario…nao sei o q fazer ate la

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>