Desbravadores Guerreiros de Fé ! WTF ?!

Atenção: Post atualizado em 17/09/2014. A atualização está logo após o parágrafo em vermelho mais abaixo.

Tem um lugar que costumo frequentar bastante, que é a região de escaladas de Andradas.

Fico bastante (e recomendo) o www.abrigopantano.com

Qual não foi a minha surpresa quando nesta 3a. feira, ao chegar no cume da Pedra do Elefante, encontro grande parte dele repleta de pichações realizadas por um grupo de “desbravadores” !

Não sabe o que é isso ? Pois bem… um “clube de desbravadores” é uma versão cristianizada baseada nos moldes do escotismo e também um braço proselitista da IASD. (mas atenção: apesar de compartilharem alguns símbolos tais como roupa, lenços, etc…, desbravadores não são escoteiros e não possuem nenhum vínculo com o escotismo!).

Clip58

Clip59

Notem que é ressaltado valores como gosto pela natureza, atividades ao ar livre, acampamentos, caminhadas, escaladas

E um clube pertencente a este movimento (desbravadores) foi capaz de fazer a seguinte façanha agora no mês de agosto, no cume da Pedra do Elefante (Andradas/Ibitiúra de Minas – MG):

Um exemplo maravilhoso que é transmitido a estas crianças e adolescentes não acham ? (claro que essa é uma ironia).

Gostaria muito de saber se eles próprios não se animam para fazer algo decente, como voltar ao local e removerem e/ou limparem a cagada lambança feita… 🙁  Imagino que fizeram/foram coniventes por pura ignorância ou estupidez mesmo…

Vale lembrar que a pessoa (ou grupo) que picha ou grafita qualquer edificação urbana ou rochas naturais, comete crime ambiental, com pena de detenção que pode variar de três meses a um ano, além de multa. E se o ato for praticado em monumento natural, local de interesse público ou histórico, coisa tombada (devido a seu valor artístico, arqueológico ou histórico) a pena de detenção é mais pesada e pode variar de seis meses a um ano, além do pagamento de multa.  É a lei 9.605/98 – Art. 65.

10629584_568214139950709_669486240873396518_n-002

 (a foto acima é uma foto REAL do grupo de desbravadores que fez a pichação)

Para que serve um clube desses se os seus membros (e eventualmente os próprios líderes são incapazes) de seguir as diretrizes do mínimo impacto em ambientes naturais ?

Enfim, a página no facebook dos desbravadores porcalhões é essa aqui:

Diversas pessoas postaram comentários na página do facebook do grupo:

 

Quando eles voltarem para realizar um mutirão de limpeza e remoção da pichações, como sugerido pela www.cbme.org.br/pam/?p=196   , eu volto aqui para atualizar o post  (post atualizado em 17/09/2014).

PS1: Não sabe o que significa WTF ? Então clique aqui.

PS2: Esse é um adendo frente à alguns dos comentários e reflete a minha opinião pessoal sobre o assunto:

Tem gente falando em denúncia ao MP, ao IBAMA, etc…

O que eu suponho que tenha acontecido é uma sucessão de fatos infelizes, por parte de um grupo que sequer ouviu alguma vez falar em mínimo impacto ou preservação ambiental…  imagino que seja um grupo simples, liderado por pessoas igualmente simples… que separaram um dia de convívio social e foram apreciar a natureza.
 
E é claro, dentro deste grupo teve gente que fez as lambanças, e infelizmente, os responsáveis sequer se dão conta da lambança ou da gravidade do assunto.
 
Estou supondo tudo isso em virtude dos diversos comentários postados pelos membros dos desbravadores lá na página do FB deles.
 
Para nós é fácil sair jogando pedra… mas acredito que nesse caso em questão (apesar de eu ter ficado muito puto vendo tudo aquilo lá em cima na pedra do elefante) a melhor opção é tentar proporcionar EDUCAÇÃO (estou falando da educação ambiental) para os membros esse grupo, e idealmente, que eles mesmos possam voltar lá pra pedra do elefante e arrumar/limpar as pichações, recolher lixo (sim, havia um pouco de lixo lá em cima também), etc…
 
Não acho que seja o caso de fazer uma verdadeira tempestade, por outra lado, obviamente não é uma coisa que “podemos” deixar passar em branco… ou seja, na *minha opinião* eles precisam sim saber que o que fizeram foi muito errado, feio, desagradável, etc.. precisam conhecer as práticas do mínimo impacto em ambiente natural (pegaleve.org.br) e mais importante ainda, voltarem lá para limpar as pichações.

Atualização em 17/09/2014:  

No domingo, 14/09/2014, alguns membros do grupo em questão (e eventualmente outros voluntários) retornaram a Pedra do Elefante e realizaram a limpeza do local.

Algumas das fotos de divulgação da ação podem ser vistas a seguir.

Vários membros e simpatizantes do grupo se manifestaram nos comentários mais abaixo.

Parabéns aos envolvidos por reconhecerem o erro e gentilmente retornarem para a limpeza do local

30 Comments

  1. Eu pertenço a o clube de Desbravadores e essa dai é uma coisa inapropiada para um desbravador fazer e eu imagino ondeestá os lideres desse clube isso eu nao considero desbravadores pois um desbravador numca faria isso

  2. Eu fui desbravadora e esse não é o lema. Esse é grupo que se desviou dos propósitos e do lema Desbravador. Já entrei em contato com a Divisão dos Desbravadores para denunciar esse grupo. Em todo grupo existem as pessoas que fazem merda, mas não devemos achar que é isso que o grupo ensina.

  3. Fui desbravador e líder de clube por mais de 10 anos, e isso vai realmente contra tudo que eu aprendi e ensinei. Uma vergonha mesmo. Liguei para a Associação responsável pela área onde se localiza esse clube e falei com a liderança, já foi aberto um processo administrativo sobre esse caso e o clube deve fazer a limpeza da área. Vamos ficar monitorando de forma a garantir que isso seja realmente feito e não se repita.

  4. Espera ai ? Os proprios desbravadores julgando outros desbravadores ? Ta errado ,, logico q ta ,mais qem.nunca erro ? Ningem qis fazer o mal ali, irmaos d lenço ao inves d ajudar a resolvee isso estao afunando cde vez mais ? O q isso ? Soh Deus julga , e Ele sabe o q vai dentro da allma d cda um ! Qem sao vcs p criticar algem ? Ou um grupo q simplesment errou ? nos cmo adventista deveriam perdoa e saber q ali tem seres humanos cmo qualqer um , e ningem eh perfeito ! O inimigo ta tentano destrui aqele grupo q eh tao bençoado q levo familias o igrejas e vcs tao ajudano ! Tenham mais humildade e pensem.mais no.q escrevem

  5. Sou do clube Guerreiros de fé, pedimos desculpas…
    Vamos fazer a limpeza do local, realmente nos n vimos quando praticaram esse ato, um ato lamentável. ..

    Obrigado…

  6. Tenho q resalta q n foram todos q praticaram esse ato, pelos nomes nas fotos vemos q sao poucos q fizeram isso, Mas ja estamos providenciando a limpeza do local ….

  7. Vc q colocou e acusou o clube vc tem razao sim do erro q cometeram mas nao deve fica falando bobera defamando os outros pq quem nao cometeu erros tenhi certeza q vc ja erro e nao foi uma nem duas. Agora eles vao corrigi o erro blz. As vezes e melhor conversa primeiro pra depois aponta blz vai ai a dica camarada

  8. irmao nos desculpe estamos exccluido nosso face nosso clube tem menos de um ano de fundado nao sabiamos que isso era errado fomos la visitar nao queriamos fazer algo de errado sujando o nome da nossa igreja ou do clube domingo agora vamos subir la denovo e limpar todos os nomes que la foram escrito e tbm vamos desativar nosso clube aki na nossa cidade peço lhe perdão meu nome é carlinhos bonifácio se quizer me add no face para falar comigo nao foi nossa intenção estamos sendo humilhando pelos nossos própios irmaos de fé falando a gente manchou nosso lenço que nao servimos nen para escoteiro fora uma ação judiaçial q foi entreque para gente hj cada um q escreveu seu nome la deve pagar 1500 reais ou cadeia de 1 ano a 3 anos de prisão nao julque a gente irmao antes de conhecer nosso clube a maoiria é feita por crianças vc quer culpar crianças por isso domingo vamos la limpar os nomes

    cara são crianças vc quer culpar crianças vc devia tar preocupado mais sobre as crianças que são estrupadas diaremente com as mulheres que são espancadas com os crimes barbaros pai matando filho e filho matando pai nao com crianças q escreram seu nome numa pedra com tinta guache escolar sendo q la é uma lugar q vento e chove muito a tem muita poeira e nosso clube as crianças nao fez isso por maldade mas domingo agora dia 14 vamos la limpar e tirar fotos e videos mostrando q foi limpado agora vc se ponhe no seu lugar culpar crianças de 8 anos por um ato inocente queria ver se fosse uma criança nossa que tivesse morrido la na montanha vc estaria se preocupado assim .

    e quero ver se o dono desse blog tem coragem de falar comigo pq acho que nao pq se ele diz conhecer tanto a pedra sabe q la muitas pessoas vao la para usar drogas sujam as aguas com gasolina deixam sacolas e camisinhas q levam anos para sumir da natureza e quando fomos la tiramos tudo isso de la e esse rapaz fez isso ou so fez questão de ir la tira as fotos cara se vc tem um pouco de respeito primeiro venha conversar com nosso clube depois fala algo sobre nois pq conhecemos todas as leis ambientais isso foi um fato issolado uma fatalidade que nunca aconteceu agora culpar crianças inocentes por um erro tenho que bater palmas para vc .

  9. ainda bem q jesus perdou a prostituta e nao atirou pedra como as pessoas q dissem ser de algum clube estao fazendo mas Deus ve o coraçao e qual foi a intençao dessas pessoas mas eu garanto q quem falou mal estava com o coraçao cheio d raiva né foi ainda bem q sao ‘irmaos d lenço né’ jogue do lado do inimigo mesmo quem sera q esta pecando mais esse clube tem ganhado muitas almas para a igreja e antes d acusar pergunte o q aconteceu primeiro fica a dica

  10. Como ex desbravadora posso dizer que o grupo em questão estava totalmente fora do lema desbravador. O blog do Marski apontou o ato praticado e não está errado em fazer isso. Claro que não podemos julgar os Desbravadores pelo ato de 1 grupo. Até então eu nunca presenciei nenhum ato que desabonasse o nome Desbravador. Não sabemos se por falta de instrução, conhecimento , ou outro motivo levou esse grupo a fazer o que fez, mas agora foram punidos e irão limpar o local.

    Para o grupo Guerreiros da fé fica o aprendizado. Vocês erraram e deveriam rever a liderança do clube.

    Para o clube de Desbravadores fica o alerta para que haja mais acompanhamento aos grupos que levam seu nome.

  11. Miguchinhos do capeta…
    Meros adolescentes sendo aborrescentes…
    Novelas, Realitys Shows, musica pop de baixa qualidade e redes sociais têm mais influência na formação moral e cultural desses anjinhos que qualquer filosofia religiosa.
    Como eu disse em algum grupo por aí: Se ainda não aprenderam pelo caminho do amor que aprendam pelo da dor.
    Não tem criancinha inocente nessa história aí não…
    Safadenhos!!!
    Aliás esporro, puxão de orelha, lavar uma louça e vassoura nas mãos é o que falta em muitos pra tomar vergonha na cara, para entender o real significado da palavra valor, do respeito as outras pessoas, ao bem comum, à natureza…
    Além disso a evolução humana dos dá evidências que aprendemos mais rápido através dos erros que pelos acertos.
    Vão lá criançada, vão limpar essa cagada que fizeram e façam alguma coisa de útil sendo exemplos de humildade, redenção e aprendizagem.

  12. Gostaria d esclarecer uma coisa a todos vcs…
    Nos do clube Guerreiros de Fe erramos sim e somos humildes o suficiente para reconhecermos os nossos erros…Infelismente esse ato lamentavel aconteceu sim e ja estamos providenciando a limpeza do local!!!
    Eu como integrante do clube venho pedir DESCULPAS a populacao!!!
    Agora… Como q as pessoas do clube iam saber q nao podia escrever nas pedras se as mesmas ja estavam todas escritas por outras pessoas q tambm foram no local!!!
    Irmaos de lenco nao precisamos das suas CRITICAS… “Nao julgues para q nao sejais julgados ” Pois o julgamento pertence somente ao nosso DEUS!!!
    Sr Davi gostaria d lhe pedir q por favor o Sr retire a minha foto do seu blog pois nao lhe dei permissao para expor a minha imagem… Obrigado!!!

  13. Esses jovens erraram. Fizeram o que não condiz com a conduta de um Desbravador. Assumiram o erro e vão reparar, ( espero). A denúncia foi extremamente pertinente e necessária, afinal trata-se da depredação de um patrimônio ambiental, uma maravilha de Deus.

    Só não achei muito ético de sua parte julgar uma instituição tão séria e tradicional, (tanto quanto o escotismo), à partir de um ato isolado. Sugiro que aprofunde suas pesquisas com relação ao Clube de Desbravadores no mundo e conhecerá quão importante é seu papel, não só para a igreja a que pertence, para os adolescentes ou para a sociedade, mas também para a manutenção e a conservação dos nossos bens ambientais. Se já pesquisou, sabe do que eu falo.

    Para finalizar, conheço a Pedra em questão. Sei como é lá em cima. Sei também que a reparação do erro por esse grupo não irá tornar o local um exemplo de limpeza. Vai no máximo voltar a ser como era, cheio de lixo e pichações.

    Se assíduos frequentadores do local, como você, a cada subida ao topo removesse uma pichação apenas, garanto que o local estaria mais bonito, mais limpo visualmente… Se todos querem um patrimônio perfeito, que cada um faça sua parte.

  14. Sr, Davi hj subimos la e limpamos tudo, mais t faço uma pergunta , voce nao viu as outras pichaçoes la? Pessoas sobem la e picham ,tem pichaçoes la d anos e vc nao disse nada pq?

  15. Pq vc não cuida da sua propria vida ? E porque ao inves de reclamar e apontar os erros dos outros, não foi voce la limpar ? ou porque não foi conversar antes de sair por ai apontando os erros dos outros ? Criticar eh facil neh ? Ou vc nao erra tb ?

  16. davi,ja ta tudo certinho la em cima da pedra agora vai la e ve com seus proprios olhos o nosso trabalho, mas vai la e ve,nao vai falando o que vc nao viu nao ,e lembre que tem muitos arros por ai que vc nao ve,sera que vc é DEus pra julgar o que ta certo ou errado,que Deus te abençoe e vc possa realmente postar so coisas que valem a pena, e sim de uma pessoa educada que acho que vc é,obrigado por ter nos alertado desse erro se nao fosse vc nao teriamos voltado la e nos divertindo muitooo ,foi dez!!fica em paz Sr Davi!

  17. Sou o Diretor do clube Guerreiros de Fé e sei que nada justifica nosso erro somos um clube unido de pessoas humildes,e temos princípios.Realmente foi uma grande falha que ocorreu,quando algumas pessoas não por maldade de uma forma errada,resolveram deixar uma lembrança lá.infelizmente repercutiu dessa maneira.Mas gostaria de deixar bem claro que isso foi um caso isolado,e que nosso clube Graças a DEUS,tem feito um grande trabalho em nossa cidade

    Digo também que na data de hoje dia 14 de setembro estivemos la novamente reparando nossa falha,as fotos para vc postar no seu blog,se encontra no face Aline Liliane Teixeira Rigobeli.Esperamos que vc cumpra com suas palavras ao dizer que iria postar as fotos.

    Queria fazer uma pergunta vc disse que ja frequentou várias vezes lá,e porque nunca tomou uma iniciativa de limpar outras pichações que ja estavam la a muito tempo?humildemente concertamos nossa falha,que Deus possa abençoa lo,e não se esqueça de pegar as fotos no face ou no grupo que vc pegou as que posto .

    Atenciosamente PAULO RIGOBELI.

  18. JA FIZEMOS NOSSO TRABALHO AS FOTOS FORAM ENVAIDAS PELA ALINE E CARLINHOS BONIFACIO

    NAO TEMOS QUE FICAR DANDO SATISFAÇÃO A TODOS

    VOCÊ ENTROU E ACHOU AS FOTOS QUE NOS OFENDERAM SEM SABER O CERTO AS TINTAS LA ERAM DE ESCOLARES GUACHES SAI ATE COM VENTO , MAS TUDO BEM , SE QUER TER CERTEZA VEM AQUI E ESCALA A PEDRA E VERIFICA VOC~E MESMO , ESPERO QUE VOCÊ VAI ATE A CIDADE DE CALDAS E COMENTE SOBRE A PEDREIRA QUE TESTRUIU NÃO UMA PEDRA MAS UMA MONTANHA

  19. Pera lá! Vc n pode culpar todos os desbravadores em geral por burrice de um clube! Se eles picharam a pedra, isso e erro do clube deles, não dos outros.

  20. Thiago, o nome do clube é “Guerreiros de Fé”, então creio que está bem identificado, concorda ? De qualquer forma, eles voltaram ao local e limparam a sujeira. (apenas não sei se limparam outras pichações, também de caráter religioso, que havia no local).

  21. Olá Ricardo, pelo jeito então você discorda dos pontos elencados e possivelmente aprova a atitude do grupo, é isso ?

    Bom, creio que não há mesmo muito o que responder, visto que você não usou nenhum argumento (exceto a falácia do ad hominem), apenas a agressão simplista.

  22. Jonas, eu estava “cuidando da minha própria vida” quando fiz a denúncia. O local é do meu interesse, então nada mais natural que eu não gostasse do que vi lá em cima.

    E não, não fui limpar pois não fui eu quem sujou… e como acabei descobrindo quem foi que sujou, oras.. eles que limpassem, correto ?

    Passar bem !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *