Equipamentos para escalada em alta montanha

Pois bem.. estou separando as tralhas para ir novamente escalar em alta montanha. O destino dessa vez será a cordilheira branca (onde vou dar um curso, confira mais em : www.marski.org), mas o que vocês verão no pequeno vídeo abaixo, pode ser expandido para praticamente todas as montanhas abaixo de 8000m, e com raras excessões (Denali, por exemplo), os equipamentos servem para fazer o Aconcágua, Huascaran, Alpamayo, Tronador, Illimani, etc…

tralhas para expedição de alta montanha

A idéia do vídeo é dar uma noção da quantidade de tralha que uma típica expedição de 20 dias mais ou menos requer. Note que não está incluso a comida, o combustível para os fogareiros, a corda de 9mm (preferencialmente dry), a camera fotográfica, pilhas, MP3,  etc…

Atenção : se você que está lendo este post/vendo o vídeo for um dos meus “alunos” para o curso, note que há vários materias que são de uso comum ao grupo (parafusos de gelo, estaca de neve, polias, etc…)

O livro “texto” do curso é o livro do máximo murcia, “Escalada en nieve y hielo”, muito sucinto e didático.  Todos alunos recebem um exemplar do livro.

livro02

Entretanto, esse livro / material é apenas o pontapé para o mundo da alta montanha…  então é sempre bom ter as referências para quem quiser ir mais a fundo…. claro, nem coloquei a “biblia” da escalada : o The Freedom of The Hills… esse tem que estar na cabeceira de todo escalador … rsrsrsrss.

Vale dizer que a bíblia da Escalada em Gelo (cascatas de gelo, etc..) é o livro do Yvon Chounaird :

climbingice

E se este livro é a biblia, os outros dois (logo abaixo), são os ‘evangelhos”… rsrsrsrs

livros



Então por hora é isso…  gostei da idéia de fazer vídeos… logo postarei outros sobre o mesmo tema !

8 Comments

  1. Putz cara…
    Acabei de voltar e já quero ir de novo…só que agora só ano que vem pra mim.
    De qualquer maneira já fica aqui o desejo de sorte, e que o curso corra bem!
    Abraços

  2. Pingback: rodrigo.hacklab.com.br » Vídeo sobre equipamentos para escalada em alta montanha

  3. Fala Davi, gostei dos vídeos! Um jeito divertido de transmitir sua experiência em alta montanha.

    Abraços

  4. Gostaria de obter o livro Escalada en Nieve y Hielo, além de informações sobre o Curso de Escalada, preço do curso, do aluguel dos equipamentos necessários, onde ele é realizado, etc. Moro en Salvador-Ba e fiz o curso de escalada em rocha com o Eliseu Frechou em São Bento do Sapucaí-SP.

    Abraços

  5. Olá carine, eu não conheço, mas especificamente para alta montanha e escalada alpina, vejo alguns problemas… primeiro não vejo muita praticidade para manusear este tipo de óculos com luvas pesadas ou grossas… para piorar, é muito comum que a umidade da respiração condense no rosto (e nos óculos) e esta parte do nariz (a parte magnética) talvez fique cheia de gelo, e assim fique “presa” ou pior, depois de soltar o óculos, seja difícil de prendê-lo novamente (devido ao gelo acumulado).

    Eu não arriscaria, parece-me ser mais um produto urbano. Inclusive pelo preço do “google” é muito mais vantagem comprar um Julbo Sherpa (lá fora sairia por cerca de R$ 130,00).

    Abs,

  6. Olá Davi, vi o seu video, e nele você diz que curte mais esse reservatorio de agua tipo dromedario.. a agua é mais dificil congelar nele? vc carrega ele junto do corpo? onde posso encontra-lo?

    Valeu,

    Fred

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *